segunda-feira, 14 de junho de 2010

O grande vacilo da Eyeko..

Gente,
apesar de distante do blog, preciso escrever sobre isso. Pois foi algo que considero assim, digno de divulgação.

Como muitas já sabem, a Eyeko (empresa de cosméticos inglesa) possuía várias embaixadoras aqui no Brasil. As embaixadoras tinham um cadastro diferenciado para comprar em grandes quantidades e revender no Brasil. Ganhamos até banners de divulgação para divulgar a marca. Além disso, possuíam um código específico para divulgação e receber descontos da marca.

Eu sou uma dessas embaixadoras. Me inscrevi para revenda, pois os preços eram atrativos e bem em conta.

Como embaixadora, divulguei amplamente os produtos e a marca. Acho que todas sabem que a Eyeko foi um exemplo de marca que se consagrou pelos blogs, unicamente. Pelo boca-a-boca e divulgação das clientes e embaixadoras.

Pois bem, no dia 7 de junho desse ano, todas recebemos um e-mail informando a inauguração do novo site da Eyeko, com o assunto "New Eyekos Website Makes You More Money" - traduzindo: "Novo site da Eyeko irá te dar mais dinheiro". Que legal! Como eu precisava pedir uma nova remessa de produtos pra garantir o estoque, fui correndo conferir a novidade!

Como muitas, cheguei no site, me loguei, e percebi que, além dos preços estarem em dólar com um leve aumento, não havia mais a área de compras para revenda das embaixadoras. Daí, resolvi ir na comunidade da empresa, no Orkut, para me inteirar sobre os novos procedimentos de compra... E, para a minha grande surpresa, a Eyeko havia cortado essa área no site para as embaixadoras brasileiras, sem fazer qualquer comunicado. Nós, que tanto divulgamos e difundimos a marca no Brasil, não tivemos qualquer satisfação. Simplesmente encontramos o site de portas fechadas.


Eu fiquei simplesmente besta de ver a jogada de marketing da empresa.. que usou e abusou das embaixadoras brasileiras para ganhar publicidade gratuita e, de uma hora pra outra, simplesmente tomou a atitude de ignorar as pessoas que fizeram e empresa crescer. Fecharam as portas, sem nenhuma satisfação. Nenhum tipo de comunicado. Motivo? Vão abrir uma Eyeko no Brasil.

Faço essa divulgação porque, acima de tudo, prezo pelo consumo consciente, e gosto de privilegiar as empresas éticas. Afinal, nós consumidoras temos o poder da escolha.

E vocês, o que acharam disso tudo?

Bjos, Pop!

21 comentários:

Bruna Alencar disse...

obrigada por avisar.
postei seu texto no meu blog, com os devidos creditos. dessa forma, mais pessoas saberão do ocorrido...

beijos!

Héstia disse...

Eu já venho do Apimentte e como disse lá isso foi uma palhaçada!! ridiculo da parte deles!!

Darling-Suely disse...

OBRIGADA POR NOS AVISAR !!!!
TREMENDA SACANAGEM VIU.

.lívia. disse...

amiga, to bege, passada com a fela da putagem

Bruxa do Leste disse...

Puxa vida, que sacanagem com as pessoas que mais fizeram com que a marca tivesse mais visibilidade no páis. Uma satisfação era o minimo que deveriam dar a vocês. Beijos.

Manu disse...

Pôxa!!! Que saco isso! é mta falta de consideração com as pessoas!!!
Bjos Bruna!!! Até o Luluzinha!

.:.A Luciana.:. disse...

Fiquei puuuuuuuuuuuuuuuta, Bru!!! Que absurdo!!!! Fizeram o nome deles no Brasil de graça, e agora vão abrir uma Eyeko no Brasil! Putafaltadesacanagem!!!

Angell disse...

Eu era embaixadora da marca e há tempos colecionava mancadas da eyeko.
Sabe o que eu acho? Que deveriamos boicotar! Nós abrimos espaço para eles aqui, de graça, no marketing de boca, temos a mesma ferramente para fazer um marketing reverso.

Unknown disse...

sou embaixadora também e fiquei irritadíssima com isso...
tremenda palhaçada, só quero ver se vão dar conta de entregar no brasil todo....

Ká Lopes disse...

Uma palavra: absurdo! :(

Sah disse...

nuss nao sabia disso...tb sou embaixadora e soh vi q os preços aumentaram e q agora estao cobrando frete... mas isso eh uma grand sacanagem msm,pq a gnt divulgou mto a marca,sem nem ganhar nada com isso...e agora nos dispensam assim....
vou pensar 2vezes antes de comprar lah agora....
bjuu

Luanna disse...

De graça? Nenhuma embaixadora ganhava comissão por venda, não?
Gente, a Eyeko é uma empresa, não uma casa de caridade. Só pq vcs gostam da marca e recevendem, não quer dizer que a empresa tem qualquer compromisso com vocês.
Além do mais, está lotado de embaixadora esperta lucrando até 500% por aí. Acho ótimo que eles venham para o Brasil e acabem com essa baderna.

Bruna Sodré disse...

Luanna,
respondendo a sua pergunta, realmente, a Eyeko ganhou publicidade GRATUITA, já que eles gastaram dinheiro com o quê? Quem gastou fomos nós, embaixadoras. E isso está longe de ser uma caridade..

Eles não gastaram nem um centavo com publicidade aqui no Brasil. E foi um risco, já que a marca não era conhecida. Sempre que se trabalha com vendas, há um risco. Você não deve entender bem isso pra tecer esse comentário... mas, não é lucro certo. Há o risco da encomenda nem chegar.

O problema não foi a medida em si, mas a falta de qualquer comunicado ou esclarecimento.

Se isso não é falta de ética para você... bom, pode perceber que você é minoria.

Ana Sol disse...

Bruna que coisa absurda, enfim o que vale é sempre o lucro né?
Só que u ma empresa sérianão faz isso com seus representantes.
A venda direta é o tipo de venda que mais cresce no mundo e este tipo de venda acaba sendo muito semelhante a venda direta
Fora a questão da publicidade não paga.
Um absurdo, tomara que eles se retratassem
Beijinhos

o.O*Mandy*O.o disse...

Eu sempre vi bons comentários a respeito da marca, mas nunca tive coragem de comprar e também por falta de verbas.
Ao ler seu post fico com pé atrás em receber qualquer produto da marca.
Um abraço.

Adriana disse...

Sacanagem, só porque a Eyeko vai abrir uma filial no Brasil, descartaram as pessoas que tanto divulgaram a marca.

Particularmente acho que deveria haver um boicote aos produtos para eles ver que não podem brincar assim com as pessoas.

Bjos

Anônimo disse...

Oi flor... Também sou embaixadora e fiquei muito chateada... Afinal de contas, conheci a marca através de blogs...
Depois dá uma passadinha no meu blog... Será um prazer recebe-la...
besos,
Lidiane
http://pinupgirlsabc.blogspot.com/

Stylosophy | Lisi disse...

Conheci através de blogs.
Também tinha o código de emb. mas nunca usei pra revender.
Também achei desconsideração por parte da empresa. No mínimo um comunicado, agradecimento...mas nada??? Tem meninas que recebiam porcentagens sobre vendas não tem? Mesmo assim a divugação foi ampla.
Mas sou a favor do boicote, ainda mais que pra mim a big eyes ERA o melhor rímel do mundo até eu comprar uma Phenomen'eyes - muito melhor. Posso viver sem Eyeko.
London bridge caiu babes!
Boicoto com prazer.
Bjins.

Patty disse...

Absurdo isso!!! Valeu a dica!!! Bjinhos amei teu blog

Denize disse...

Oi Amiga,
Eu fiquei sabendo deste assunto e apesar de não ser embaixadora eu também acho um absurdo este tipo de comportamento por parte da empresa, eu também me sentiria usada!!!
Ninguém merece.

Beijus :)

Anônimo disse...

ola! Bem, nao sei se este post vem dar resposta a minha questao. Sou de portugal e tornei me recentemente embaixadora da eyeko, contudo há uma coisa que ainda nao percebi. A percentagem que ganhamos em comissoes é nos enviado para a nossa conta paypal ou fica em credito para compras de artigos eyeko?

Agradecia uma resposta!!!

Bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails